sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Criciúma na Copa Sul-Americana de 2013


Os 8 times do Campeonato Brasileiro que vierem na sequência dos classificados à Libertadores até estarão na Copa Sul-Americana, mas desde que não estejam na quarta fase da Copa do Brasil. No caso específico do Náutico, se ele for para a quarta fase da CB, cai essa qualificação para a Sul-A.

O ofício da CBF às federações estaduais diz bem assim (não está completo, mas quase):

No critério anterior (até 2011), as vagas eram oriundas diretamente do Campeonato Brasileiro da Série A, após as posições que indicam os clubes para a Copa Libertadores. Com o advento da Copa do Brasil ampliada para 86 clubes e com período de disputa mais extenso - como forma de possibilitar a participação dos clubes que classificam-se para a Copa Libertadores -, torna-se impossível indicar os clubes diretamente a partir do campeonato nacional, já que alguns deles poderão estar participando da 4ª fase da Copa do Brasil. Dessa forma, tornou-se necessário mudar o critério da definição de vagas para a Copa Sul-Americana.

Para a Copa Sul-Americana de 2013, classificar-se-ão os oito primeiros colocados do Campeonato Brasileiro da Série A de 2012, excluídos os clubes classificados para a 4ª fase da Copa do Brasil de 2013 (nessa 4ª fase estarão presentes os clubes oriundos da Copa Libertadores).

Na hipótese de não ser completado o número de oito vagas para a Copa Sul-Americana a partir do universo dos 16 clubes primeiros colocados da Série A 2012, serão então chamados sucessivamente os quatro primeiros classificados do Campeonato Brasileiro da Série B de 2012 e, depois, os quatro últimos classificados da Série A 2012.


Portanto, os oito que estarão na próxima Sul-A - desde que não avancem à tal quarta fase da Copa do Brasil - são Vasco, Botafogo, Santos, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Náutico e Coritiba. Porém, somente bem perto da competição continental iniciar é que saberemos se serão realmente estes os 8 times brasileiros nela ou se chegará alguém da "lista de espera", que nesta ordem inclui Ponte Preta, Bahia, Portuguesa, Goiás, Criciúma, Atlético Paranaense, Vitória, Sport, Atlético Goianiense e Figueirense (Palmeiras fora pois tá na Libertadores).

Fonte: www.papodebola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário